O que é condromalácia patelar?
A condromalácia patelar é uma afecção do joelho muito comum em praticantes de atividade física, proveniente do atrito entre a patela (osso redondo palpável do joelho) e a tróclea( encaixe da patela na articulação do joelho).
É decorrente do deslizamento da patela fora do eixo central o que gera um conflito entre a cartilagem de revestimento desses ossos. Esse desequilíbrio pode causar estalido e dor no joelho, principalmente no agachamento, aterrisagem do salto e descida ( escada ou rampa).
Qual é a causa da condromalácia?
A condromalácia pode ocorrer por um desequilíbrio da musculatura da coxa, frouxidão ligamentar e /ou alteração óssea anatômica ( por exemplo sulco raso onde a patela corre) o que faz com que a patela fique lateralizada e tenha mais atrito ao subir e descer quando a articulação do joelho faz a flexo-extensão.
Qual é o tratamento da condromalácia?
O tratamento depende do estágio de doença, o que é definido em graus. Pode variar do estágio inicial – grau 1 em que a cartilagem da patela está apenas amolecida ao grau 4 onde ocorre degeneração da cartilagem e exposição do osso subjacente( osso subcondral). Inicialmente é o repouso, gelo, uso de analgésicos ou anti-inflamatórios. São solicitados exames de imagem para investigação da causa e de acordo com ela é proposto o tratamento.
Normalmente o tratamento é não cirúrgico com fisioterapia para analgesia e posteriormente fortalecimento muscular. Alguns casos em que há desvio importante do eixo patelar ou lesão osteocondral grau 4, pode ser indicado o tratamento cirúrgico . Vale lembrar que o tratamento deve ser individualizado para cada paciente.