Manguito Rotador

O manguito rotador é um grupo de tendões que recobrem a cabeça do úmero – o osso longo do braço que articula no ombro e no cotovelo. Eles são chamados de manguito pois a cobertura que fazem no osso  se assemelha a uma manga de camiseta. Eles são responsáveis pela elevação, rotação externa e rotação interna do ombro.

Como ocorre a lesão do manguito rotador?

A lesão pode ocorrer por trauma ou ser consequência de uma sobrecarga do tendão. A lesão traumática pode ocorrer por uma queda sob o ombro ou trauma direto (pancada), podendo ocorrer associada a uma luxação do ombro .

A lesão por sobrecarga é aquela em que o indivíduo está fazendo um esforço e de repente o tendão se rompe. Nesse caso, o esforço pode ser intenso ou não e é muito comum ocorrer após esforço banal quando o  tendão já está degenerado por tendinite crônica.

Tipos de lesão do manguito rotador

A lesão pode ocorrer parcialmente ou completamente e nesse caso, desinserir o tendão do osso. Quando ocorre a desinserção – lesão completa do tendão, o tendão perde sua principal nutrição e por isso, com o tempo, ele sofre degeneração. Além disso, como o tendão liga o músculo ao osso e não está mais inserido, o tendão rompido funciona como um elástico que estoura. Este elástico retrai no momento da lesão e cada vez mais com o passar do tempo, pois o músculo continua contraindo e puxando o tendão. Assim, quanto mais tempo passa após uma lesão de  tendão do manguito rotador, mais esse tendão retrai e mais ele se degenera.

Após a lesão de um dos tendões, os outros tendões do manguito rotador se sobrecarregam com o passar do tempo e é muito comum o paciente apresentar lesões dos outros tendões que fazem parte do manguito rotador e do cabo longo do bíceps.

O que é Lesão maciça do manguito rotador?

Chamamos de lesão maciça do manguito rotador quando 2 ou mais tendões que fazem parte do manguito rotador estão rompidos. Os tendões que fazem parte do manguito rotador são: supra-espinhoso, infra- espinhoso, subescapular e redondo menor.

O que ocorre se não tratarmos a lesão do manguito rotador?

Quando há lesão maciça dos tendões e essa lesão não é tratada, cronicamente  evolui alterando a arquitetura do ombro, o que é chamado de artropatia do manguito rotador. Essa artropatia é caracterizada por degeneração da cartilagem, elevação da cabeça do úmero, limitação da função e piora da dor, sendo mais comum em idosos.

Quais os sintomas da lesão do manguito rotador?

Os sintomas da lesão do manguito rotador são: dor principalmente ao deitar-se, dor à elevação do ombro e no momento de abaixar o ombro após a elevação, dificuldade ou perda de força para elevação do ombro, podendo ocorrer ou não. Além desses sintomas, pode estar associada à perda da rotação externa (movimento de arremesso) ou da rotação interna (o movimento de coçar as costas ou prender o sutiã).

Qual o tratamento para a lesão do manguito rotador?

O tratamento vai depender do tipo da lesão, do grau de degeneração dos tendões, da idade do paciente, se o paciente é ativo ou não, da atividade física que o paciente pratica, do grau de artrose associada à lesão, ou seja, é totalmente individualizado. É possível tratar a lesão do manguito rotador com fisioterapia, infiltração, hidroterapia, acupuntura e cirurgicamente.

 

 

Como é o tratamento cirúrgico da lesão do manguito rotador?

 

 

Tratamento Cirúrgico com âncoras para reparo do manguito rotador.

 

A cirurgia para reparo dos tendões é feita normalmente com a fixação de âncoras que são mini parafusos de material bioabsorvível ou de metal que possuem fios de sutura em seu topo. Essa âncora é inserida na cabeça umeral no local onde os tendões deveriam estar inseridos (ou próximo dele no caso de tendões muito retraídos) e os fios que saem em seu topo servem para amarrar o tendão e reinseri-lo no local da fixação.

Como é a reabilitação da cirurgia do manguito rotador?

O pós-operatório é tão importante quanto a cirurgia, pois o paciente deve permanecer de 4 a 6 semanas com tipóia inclusive para dormir, não realizar elevação e rotação do ombro e não dirigir nesse período. Em algumas situações, dependendo do tamanho e gravidade da lesão, o ganho de movimento é iniciado após 15 dias da cirurgia, como o movimento de “slide table” (deslizar a mão sobre uma folha de papel sob a mesa).

Após retirar a tipóia, o paciente deverá realizar fisioterapia de 3 a 5 meses para ganho de movimento e posteriormente fortalecimento muscular.

Um recurso interessante e bastante utilizado na reabilitação pós-operatória do ombro é a hidroterapia, pois a água morna permite o ganho de movimento do ombro mais precocemente ao relaxar a musculatura, assim como o fortalecimento contra a resistência da água, mais agradável ao paciente.

O uso inadequado da tipóia, a movimentação do ombro antes do tempo determinado pelo cirurgião e a não realização adequada da fisioterapia podem levar a uma re-ruptura do tendão operado.

Complicações da lesão do manguito rotador

Nos casos em que os tendões são irreparáveis por degeneração e retração importantes, ou nos casos de re-ruptura ( ruptura do tendão após cirurgia de reparo) podem ser feitas cirurgia de salvação como transferência de outros músculos ou reconstrução da cápsula superior, técnica recentemente descrita no Japão, para substituir o tendão por outro tecido. Em casos mais complicados onde há degeneração da cartilagem (artropatia do manguito rotador) pode ser usada a cirurgia de artroplastia – colocação de prótese, nesse caso, a prótese conhecida como reversa.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
E-mail

Contato

Divisor-2

Preencha o formulário de contato abaixo ou, se preferir, entre em contato 
conosco através do E-mail ou WhatsApp.

Preencha o formulário de contato abaixo ou, se preferir,
entre em contato conosco
através do E-mail ou WhatsApp.

São Paulo - SP

São Carlos - SP

Atendimento: 08hs às 19hs